sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Descolonização da Ásia

Após a II Guerra Mundial, a descolonização da Ásia fez com que surgissem novos países, muitos originados dos impérios Britânico e Francês.
O Líbano e a Síria, domínios franceses desde o final da I Guerra Mundial, obtêm a independência respectivamente em 1941 e 1946.
Jordânia , Omã , Kuweit , Iêmen do Sul , Barein, Catar e Emirados e Árabes Unidos de domínios britânicos conquistaram a independência no final da II Guerra Mundial.
No Sul da Ásia, a Índia (centro Britânico), incluindo Paquistão e Bangladesh é palco de movimentos anticolonialistas durante a II Guerra Mundial. Em 1947 Índia e Paquistão tornam-se indepentes, Bangladesh torna-se indepente em 1971 (países sob controle Britânico também conseguem independência).
No Sudeste Asiático, A Indochina era formada por Anã, Cochinchina e Tonkin (que juntos deram origem ao atual Vietnã) , Laos, Camboja e pelo território chinês de Kuang-tcheou-wan.
Durante a II Guerra Mundial, é ocupada pelo Japão, o que estimulava os movimentos nacionalistas. No Vietnã, a guerra de libertação é dirigida pelo Vietminh. A conferência de Paz em Genebra divide Indochina em três estados independentes: Laos, Camboja e Vietnã.
Invadidas pelo Japão durante a II Guerra Mundial, a Indonésia (antiga colônia holandesa) alcança a independência em 1945 e as Filipinas (ex-colônia norte-americana), um ano depois. Posteriormente, os países do Sudeste Asiático sob domínio inglês tornam-se independentes: Mianmar, Malásia, Cingapura e Brunei.

Nenhum comentário: